LOGOSCRACIA E MARILENA CHAUÍ



Parto Intelectual

Logoscracia Resolvendo a Questão:


A partir do texto de Marilena Chauí “Introdução à História à História da Filosofia I” (pag. 187 – 2008), identifique e explique os principais momentos do método socrático ilustrados por meio do diálogo “Laques” de Platão.

Respondendo:




Sócrates utiliza a maiêutica, “parto intelectual”, para despertar em seus interlocutores à procura da verdade que existe no “ser interior” de cada indivíduo. A auto-reflexão é o caminho e o meio para a prática do bem e da virtude. No diálogo “Laques”, de Platão, observa-se que, as conclusões válidas de um colóquio é a análise e o reconhecimento da ignorância, para a busca do saber próximo ao conhecimento pleno. A verdade está intrínsica no indivíduo. O falar de si mesmo e encontrar as respostas prentendidas é o método que utilizava o filosófo para interagir com o Ser Humano, de uma resposta dada Sócrates faz outra pergunta. Sócrates não deixou nada escrito, o responsável por transmitir suas idéias foi Platão, o seu discípulo mais próximo. Platão em seus diálogos utiliza-se da maiêutica socrática para expor e absorver os conhecimentos referente sobre o mundo grego clássico.

A pergunta característica de Sócrates é: “_ O que é...?” para chegar à definição verdadeira do procurado. Em o diálogo Laques, Nícias e Laques encontram Sócrates e o abordam para pedir lhe conselhos a respeito da educação de seus filhos. Entre perguntas e perguntas o filósofo Sócrates apenas responde com outras perguntas, tais como: “_O que é virtude?”, “_O que é coragem?”, portanto entre a busca para tais definições as respostas vão sendo respondidas por si só. A verdade não é externa, mas sim interna. Por tal motivo é que Laques responde a Sócrates assim:
“Todo homem que entra em contato com Sócrates e dele se aproxima para conversar, seja qual for o assunto, se vê, infalivelmente, levado pelo jeito da conversa a lhe fazer confidências sobre si mesmo, sobre seu modode vida atual e sua vida passada, e, tendo chegado a isso, pode ter certeza de que Sócrates não o largará até que tenha passado pelo crivo tudo que lhe foi dito” – Laques.

No diálogo Laques e em outros textos de Platão fica consistente o método de Sócrates. Que primeiro consiste na investigação filosófica, da verdade até chegar ao ápice do assunto em questão. Fica claro nos diálogos o raciocínio indutivo que é o processo pelo o qual o pensamento vai dos casos particulares ao geral que o engloba. A verdade vem do conhecimento micro para o conhecimento macro. Provém deste raciocínio a máxima da inscrição do pórtico do templo de Apolo que diz: “_Conhece-te a ti mesmo”.

Sheila Denize Soares.




Comentários

Unknown disse…
Estou apaixonado por suas palavras! Bom ver algo com MUITO conteudo!
Parabéns!
Todo dia estarei de olho!


Sabias palavras!!!
De disse…
Grata Anselmo,

Vejo que gosta da leitura filosófica.


Beijo
e
Amizade

Postagens mais visitadas