REPÚBLICA LOGOSCRÁTICA-INTELECTUAL DO BRASIL
Lar-Curitiba-Paraná-Brasil Nação- América Latina- Continentes-Biosfera-Lar.
República Logoscrática-Intelectual do Brasil
Nasce hoje, 12 de abril de 2009, às 14:50, primeiramente a República Democrática-Intelectual do Brasil para a Passagem para a República Logoscrática-Intelectual do Brasil. Hoje comemora-se a Páscoa. Páscoa significa Passagem. Cada qual faz o seu ritual de Passagem, escolhi esta concepção filosófica, política e social para ser a minha Passagem virtuosa requerente.
Aristóteles classificou a Política pertencente às ciências práticas, ou seja, aquelas que nos ajudam agir visando a FELICIDADE e o BEM-ESTAR dos seres humanos (consequentemente da Biosfera) e, portanto, merecedora de um estudo especial.
Aristoteles escreveu o livro A Política - Politéia
Aristóteles compara a Política aos ventos que sopram de norte a sul, existe uma Lógica, em minha concepção a LOGOSCRACIA, porém existe os momentos de desvios de toda a ordem, assim é a Política. Para o pensador existem formas de governar que são permanentes, os bons ventos, tais como a:
Monarquia- governo de um só
Aristocracia - governo de poucos
Politéia - governo constitucional
*Logoscracia - governo da lógica, da sabedoria que vai ao encontro da virtude
Porém, existe os naturais desvios, comportamento errático dos ventos:
Tirania -
Oligarquia - governo dos ricos
Democracia - governo dos livres
Para Aristóteles, a Tirania é de todas a pior forma de governo. A Oligarquia e a Democracia são as piores entre as boas (Monarquia, Aristocracia, Politéia , *Logoscracia), mas as melhores entre as variedades más (Tirania).
Motivo da diversidade das formas políticas boas ou más:
A sociedade é muito diversificada, pois, a polis é o encontro do Multitudinário. Formada pelos clãs, classes sociais, ofícios e temperamentos) que se aproximam e que se repelem das mais variadas maneiras.
Aristóteles se dedica na observação da Oligarquia e da Democracia. Para o pensador, tanto a a Democracia como a Oligarquia são legitimadas pela a maiora do povo. A distinção principal é que na Oligarquia um grupo reduzido de ricos é quem exerce diretamente o Poder, na Democracia são homens livres que exercem o Poder. Para Aristóteles não basta dizer que a democracia é o regime dos homens livres, mas sim que é o regime onde os homens livres são a maioria.
Para Platão a Democracia também não é a melhor forma de governo.
De tal modo, coaduno com outra forma de governo, construída coletivamente pela sociedade civil organizada e com o justo equilíbrio dos Três Poderes. A Logoscracia é a Forma de Governo planejada pela sociedade civil organizada. Logos significa Conhecimento, Saber, Lógica, Estudo do Poder. Todo o conhecimento, a lógica em prol do Poder que emana do povo.
Para Aristóteles a Política é essencialmente unida à moral, o fim último do Estado é a virtude.
Sou Maquiavélica quando concordo com Maquiavel que "Os meios justificam os fins". Sim, "bons meios, bons fins", Se o fim último do Estado é a Virtude, então, para isso é necessário que existam meios virtuosos.
O Estado é superior ao indivíduo, a coletividade é superior ao indivíduo. O bem comum é superior ao particular. Contudo, até a Soberania do Estado deve primar pelo equilíbrio.
Em minha concepção filosófica e política o Poder não é Legítimo. Poder e Legitimidade não caminham lado a lado, o Poder sempre sobressairá à passos largos a Legitimidade.
Existe Poder e Legitimidade?
__________________
__________________________
______________________________
No meu entendimento o Poder não é Legítimo, um dos fatores é a não harmonia dos Três Poderes, como Montesquieu sugeriu em seu livro "O espírito das leis", o pensador vê no equilíbrio e na moderação entre os poderes, a fórmula da estabilidade política.
A Logoscracia busca a legitimidade do Poder, se é que é possível.
Entre a Tirania, Oligarquia, Democracia e a Monarquia ficaria com a Monarquia. Quando observo a política do Governador do Estado (...), percebo que a "concentração" do Poder é que faz mais sentido na forma de Governar. O Poder vastamente descentralizado faz com que o processo Político torne-se lento, burocrático e recheado de interesses pessoais. Poder mais concentrado, mas ações concretas. Bom e moral Governante, bom e moral Estado. Porém, mau e imoral governante, mau e imoral Estado.
Obviamente que a vejo a Monarquia melhor das quatro opções (Tirania, Oligarquia, Democracia e a Monarquia), contudo, exite outra forma de governo que pode ser bem mais adequada à República Logoscrática-Intelectual do Brasil. Logoscracia.

Sheila Denize Soares.
Comentários