LOGOSCRACIA VAI À "A RENAULT DE DOISNEAU"

CURITIBA-PARANÁ-BRASIL NAÇÃO-AMÉRICA LATINA-AMÉRICAS-CONTINENTES-MUNDO

A fim de que gostar de educação, arte, cultura, cinema, política e diversão


Ontem (17 de maio de 2009) fui com um amigo à Casa Andrade Muricy visitar a Exposição de ROBERT DOISNEAU e depois à Torre da Telepar.


Primeiro quem é ROBERT DOISNEAU? (Doisneau se pronuncia: Dnô, sem o "s" oi= uá e eau= ô)

Sucintamente, Robert Doisneau (1912- 1994), foi fotógrafo francês, apaixonado por fotografia de rua. Trabalhou em fotografias para publicações em revistas. Doisneau (Duánô) começou a sua carreira de fotógrafo na Renault.


A exposição é em virtude as Comemorações do Ano da França no Brasil. No ano de 2005 a França comemorou o Ano do Brasil na França, 2009 é a retribuição, relembrando nossos vários laços culturais e econômicos com a França.


O que mais me chamou a atenção nas fotografias de Doisneau (Duánô) além da beleza, elegância, bom humor, foi a mensagem que assimilei como Pedagoga. Quando vi as fotografias de jovens meninos franceses, em 1935, estudando em Escolas Profissionalizantes da Renault, contemplei tal imagem e penso e repenso a Educação Brasileira. De acordo com a Constituição Brasileira a Educação deve preparar o educando para o exercício da cidadania e para o trabalho, mesmo não coadunando plenamente com tal intento, afirmo que se é dever da Escola preparar para o trabalho, então que o faça adequadamente. Os Cursos Técnicos Profissionalizantes são essenciais para a educação para o Trabalho. Quando observei nas fotos de Doisneau os jovens rapazes estudando e construindo as maquetes dos carros da Renault, desejei um pouco daquele modelo para a Educação Brasileira.


Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (Constituição da República Federativa do Brasil)


Penso que a escola deve preparar para a vida e não para o Trabalho, o trabalho é uma consequência da vida.
O que é a vida?
_____________________
____________________________
_________________________________
Penso que a vida seja: Educação (formal e informal), arte, cultura, cinema, política, alimentação e diversão. O trabalho é uma consequência da vida e não um fim para a vida!
SHEILA DENIZE SOARES.
(18 de maio de 2009)
____&_____
Logoscracia vai à Exposição de Robert Doisneau
Local da Exposição:
Exposições Renault no “Ano da França no Brasil” “Fotos de Robert Doisneau”
Exposição “A Renault de Doisneau”
* Em Curitiba: de 24 de abril a 14 de junho, na Casa Andrade Muricy (Rua Doutor Muricy, 915 Centro); Entrada gratuita.
* Em São Paulo: de 27 de outubro a 6 de dezembro, na Fiesp (Avenida Paulista, nº 1313 – Cerqueira César); Entrada gratuita.

Comentários

Junior disse…
As fotos dos alunos realmente chamou atenção por isso mesmo, não tem como não fazer uma comparação com o sistema educacional brasileiro, e nem precisa ser muito inteligente para perceber a disparidade entre elas.

Que futuro teria nossa nação, com todos seus privilégios naturais, se começassemos a investir hoje fortemente em educação??

Mesmo que começasse hoje uma reformulação total e grandes ivestimentos em educação levaria uma geração quase para surtir efeito e termos uma sociedade mais consciente... então, com essa total falta de investimentos em educação... quanto tempo não vai levar para chegarmos a esse ponto, analisando a vontade política brasileira atual em relação a educação?

Quem nesse país sabe o valor da educação? O Excelentíssimo Senhor
Presidente da República?

Por isso comento que não acredito que temos tempo hábil para educar o ser humano a se conscientizar do que realmente existe, de como é superior e poderosa sua realidade interior... de toda essa "mágica misteriosa" em que está envolto...

O trabalho nos moldes atual é escravidão... só se deveria trabalhar o necessário, o mínimo por pessoa... nada de estímulo ao consumo.
bom, da pra discorrer muita mais sobre isso...

bjos
Junior disse…
ah, sobre "O que é a vida?"
perguntinha hein.. rs

não teria primeiro que se descobrir o que é para depois descobrir onde está? a vida é onde estamos... e o que é isso onde estamos? será que tem que primeiro se descobrir o que se é para depois descobir o que é a vida?

bjos

Postagens mais visitadas