Partidos Políticos antes de depois da dita Ditadura e da dita Democracia



Parte 1 

Era uma vez 13 partidos políticos, antes do Estado da Ditadura no Brasil. De 1966 até 1979, se fez e se teve apenas 2 partidos, a Arena e o MDB, e, após a Ditadura, no restaurado dito sistema da Democracia, são 32 partidos, atualizados em 2014. 


Da Ditadura Militar Brasileira unidos aos Estados Unidos da América, às Diretas Já, de 1979, que restabeleceu o direito  e obrigatoriedade do voto, nos anos 80. 


Com a manifestação e representação da Marcha da Vitória ( Marcha da Família com Deus pela Liberdade), no começo dos anos 60 se deu o Estado da Ditadura, em oposição ao Estado dito Democrático ou do Comunismo de João Goulart, do Partido de Getulio Vargas, o Partido Trabalhista Brasileiro - PTB. 


A década de 60 foi marcada politicamente ainda fortemente pela Guerra Fria, entre os Estados Unidos da América e a União Soviética, pelos  dois Blocos, um Capitalista e outro Socialista, respectivamente. 


Da dita Censura à dita Democracia. 


Com a vitória da Marcha Marcha da Família com Deus pela Liberdade) organizada pelo Partido Social Democrático - PSD , a imprensa de maioria cristã e empresários da Direita que defendiam os direitos das garantias constitucionais e democráticas inspirados pelo anticomunismo se deu o Estado da Ditadura e um de seus atos estabelecido foi o AI-2 . 


No AI-2 ( Ato Institucional - Dois) de 1964 - 1965  se extinguiu o Pluripartidarismo, os 13 partidos políticos,  e , se deu o Bipartidarismo. Assim, formou-se somente a Arena ( Aliança Renovada Nacional ) e o MDB  ( Movimento Democrático Brasileiro ). 


A Arena foi o partido da Situação que deu base ao Estado Militar que se fez em 1964, no Brasil. O MDB,  foi se formando sob égide da Democracia, da Oposição.


Arena, era dita de Espectro Político de Direita, o partido da Situação.


MDB,  era dito de Espectro Político de Esquerda, o partido da Oposição. 



( O MDB , foi formando por muitos egressos do PTB - Partido Trabalhista Brasileiro - criado em 1945 que teve quase o seu final em 1964 com o AI-2. A Arena foi formada por muitos dos representantes da União Democrática Nacional - UDN.  O PTB foi o partido inspirado por Getulio Vargas e o seu Ministro do Trabalho. O principal opositor ao PTB, foi a UDN com a liderança do Jornalista Carlos Lacerda. Até a extinção dos 13 partidos políticos o PTB e o PDS faziam alianças, por vezes, tendo mesmo com principal opositor a UDN, até o momento que os dissidentes da UDN formaram a Frente Ampla. ) 



"Ideologicamente, as raízes do PTB ( Partido Trabalhista Brasileiro) são o castilhismo, o positivismo, traços de social-democracia e o pensamento de Alberto Pasqualini, o maior ideólogo do PTB." 



"O lema da UDN era a famosa frase de Thomas Jefferson'O preço da liberdade é a eterna vigilância' e seu símbolo era uma tocha acesa."



Parte 2 


Com as Diretas Já, de 1980, o Brasil  se tornou Multipartidario. 


A Arena se tornou o PDS - Partido Democrático Social ( partido formado pelo PSD e pela UDN. 


O MDB se tornou o PMDB ( Partido do Movimento Democrático).



Da Arena, se deu os Partidos:  

  • PDS ( a Arena foi rebatizada de Partido Democrático Social - PDS )
  • PFL ( Partido da Frente Liberal ), dissidentes do PDS. O Partido da Frente Liberal é o atual DEM ( Democratas ). 
E muitos outros partidos dos atuais 32. 

Observação:  o PDS, no decorrer de sua criação mudou o nome e a sigla para - Partido Progressista Renovador - PPR e depois para Partido Progressista Brasileiro - PPB e é o atual Partido Progressista - PP.



Do MDB, se deu os Partidos:

  • PMDB ( Partido do Movimento Democrático Brasileiro )
  • PT ( Partido dos Trabalhadores ) 
  • PDT ( Partido Democrático Trabalhista ), o ex-partido da atual presidenta do Brasil. 
E muitos outros partidos dos atuais 32. 


De uma cisão do PMDB se deu o PSDB.




Parte 3


Existe em 2014 , http://www.tse.jus.br/partidos/partidos-politicos/registrados-no-tse 32 partidos políticos no Brasil. 



Os três partidos mais representativos, no momento, no Brasil, são: o PMDB, o PT, PP, o PSDB...e o PSD... 



PMDB é o primeiro partido com o maior número de filiados e de representações no poder executivo e no poder legislativo. O Ex.mo vice-presidente do Brasil Michel Temer é o presidente Nacional do Partido do Movimento Democrático. 



PT é o segundo em número de filiados e com muitos representantes no poder executivo e no poder legislativo. E tem como representante a atual  Exma. Senhora Presidente do Brasil Dilma Rousseff. 


PP é o segundo em número de filiados. O PP que teve como representante Tancredo Neves, que foi o PDS, da dita Arena. 


PSDB é o quarto em número de filiados, o atual candidato a Presidente da República, Ex.mo Senador Aecio Neves, é um dos representantes do partido. O PSDB se criou com a cisão do PMDB, que se criou com a cisão do MDB. 


PDT é o quinto em número de filiados. 


PTD é o sexto em número de filiados. 


DEM é o sexto em número de filiados. O DEM que era o PFL, de alguns dissidentes do PSD, da dita Arena dos muitos dos que eram da UDN. 


PR é o sétimo em número de filiados. 


PSD  é oitavo em número de filiados, partido da candidata a presidente do Brasil Marina Silva.


Ver: Números de filiados por Partido.



Parte 4: Resumo


A distinção de Esquerda e Direta surgiu originalmente no antigo regime do parlamento francês no século XVIII. Haviam os Girondins ( Direita ) e os Jacobinos ( Esquerda ).


No Brasil havia a Arena e o MDB


Todavia, os que eram de Esquerda hoje são os de Direita..., mas ainda há representantes significativos da Arena e do MDB. 



Gráfico que define o Espectro Político.





P.s. Os Girondins da região de Bordeaux, Aquitaine, na França. 

Comentários

Postagens mais visitadas