Pular para o conteúdo principal

Ética e Administração Pública

Ética e Administração Pública - Turma 01 A

Curso Ética e Administração Pública do Instituto Legislativo Brasileiro - ILB.



1 Apresentação do Curso
 O curso de Ética e Administração Pública tem carga horária de 40 horas/aula,  duração de 60 dias, a contar da data da matrícula e foi concebido com o objetivo de conceituar e contextualizar a Ética e sua importância para o indivíduo, o cidadão e a Administração Pública.

Seu conteúdo está dividido em três módulos, cuja leitura e estudo deverão ser feitos através de uma navegação linear, por meio do índice dos módulos, pois os temas vão sendo construídos gradativamente.

O Conteúdo programático do curso está assim organizado:

Módulo I – Ética

Unidade 1 – Importância do estudo, histórico e conceituação.
Unidade 2 – Ética e Moral.
 Módulo II – Ética em Contexto

Unidade 1 – A ética, eu e outro.
Unidade 2 – Ética e sociedade.
Unidade 3 – Ética, imprensa e novas mídias.
Unidade 4 – Ética e Lei.
Unidade 5 – Ética e Estado.
Unidade 6 – Ética, vida e natureza.
 Módulo III – Ética na Administração Pública

Unidade 1 – Administração Pública.
Unidade 2 – Ética e Administração Pública.
Unidade 3 – Ética no Legislativo.


São oferecidos alguns textos de apoio ao conteúdo. Eles foram cuidadosamente selecionados para complementar seus estudos e espera-se que você os leia atentamente. Cada módulo está dividido em um conjunto de unidades. Em cada uma delas, além do texto principal e dos textos de apoio, você dispõe de links que conduzem a sítios na Internet, onde você terá a oportunidade de aprofundamento no conteúdo proposto.

Por se tratar de um curso de educação à distância por meio da Internet, sem auxílio de tutoria, você será o responsável pelo seu próprio aproveitamento e definirá seu percurso ao longo do conteúdo proposto, de modo que possa alcançar os seguintes objetivos: 

Objetivos por Módulo - 
Módulo 1 tem como objetivo Conhecer um pouco do histórico da Ética e sua conceituação e saber diferenciar Ética e Moral. 

O módulo 2 tem como objetivo Compreender o papel e a importância da Ética em relação a outros sujeitos sociais. 

Já o módulo 3 tem como objetivos Conceituar Administração Pública e reconhecer seus agentes; Conhecer os princípios da Administração Pública que a regem; Identificar as principais instâncias de controle interno e externo; Reconhecer a questão ética implícita em cada um dos princípios acima; e  Refletir sobre a Ética no Poder Legislativo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Valor do Autocontrole

  "Em um mundo saturado por ruídos e distrações constantes, a verdadeira força não está na exibição desmedida, mas na serenidade e no autocontrole."   À medida que a sociedade se afasta dos instintos primitivos e busca uma convivência mais harmoniosa, é no autocontrole que encontramos uma expressão mais autêntica da humanidade. Comportamentos exagerados, como pular, gritar, falar alto ou fazer gestos excessivos—como unir as mãos para formar um coração, que muitas vezes parece vazio—ou realizar danças que considero pouco sofisticadas, além de gestos como mostrar a língua, piscar de maneira afetada, fazer bicos, sinalizar com os dedos de forma exagerada, como a famosa "paz e amor", ou fazer caras e bocas exageradas para a câmera, muitas vezes com expressões faciais distorcidas, e até mesmo usar filtros que transformam o rosto em animais ou caricaturas, frequentemente desviam a atenção do verdadeiro conteúdo e da profundidade das interações. Essas atitudes podem cria...

A Escolha do Primeiro-Ministro na França e os Períodos de Coabitação

  A Escolha do Primeiro-Ministro na França e os Períodos de Coabitação   Na França, a escolha do Primeiro-Ministro é um processo que reflete a dinâmica do sistema político semipresidencialista do país. Este processo é caracterizado pela interação entre o Presidente da República e a Assembleia Nacional, a câmara baixa do Parlamento francês, sendo essencial para a estabilidade e governabilidade do Estado.   O Processo de Escolha do Primeiro Ministro na França   Tudo começa com a eleição do Presidente da República, que é eleito por sufrágio universal direto para um mandato de cinco anos. Uma das primeiras e mais importantes decisões do Presidente recém-eleito é a nomeação do Primeiro-Ministro. Embora o Presidente tenha liberdade para escolher qualquer pessoa para o cargo, a viabilidade política do novo governo depende de sua capacidade de obter o apoio da maioria na Assembleia Nacional. Assim, a escolha do Primeiro-Ministro geralmente recai sobre uma figura política inf...

Introdução ao Orçamento Público

Resumo da aula: Introdução ao Orçamento Público Módulo II  Receita e Despesa Turma 07 B Módulo II - Receita e Despesa Unidade 1 - Conceitos e estágios da receita - conceituar receita pública e identificar seus estágios - conceituar despesa pública e identificar seus estágios Fonte: http://saberes.senado.leg.br/mod/book/view.php?id=23322&chapterid=60555  Receita Pública "A receita é o conjunto de recursos que o governo – federal, estadual e municipal - espera arrecadar para fazer face às despesas a serem realizadas no exercício. A maior parte da receita é arrecadada de forma compulsória, quer dizer, obrigatória, principalmente os impostos e as contribuições." "De acordo com o Regulamento Geral de Contabilidade Pública, a receita engloba todos os créditos de qualquer natureza que o governo tem direito de arrecadar em virtude de leis gerais e especiais, de contratos e quaisquer títulos de que derivem direitos a favor...