Resultados das eleições legislativas de 2024 na França

Resultados das eleições legislativas de 2024 na França

Fonte : franceinfo

 

Emmanuel Macron deseja que Gabriel Attal permaneça como Primeiro Ministro, "por enquanto", visando "assegurar a estabilidade do país", anunciou o Palácio do Eliseu na segunda-feira, 8 de julho, um dia após o segundo turno das eleições legislativas que viu o campo presidencial perder cerca de cem deputados na Assembleia Nacional. O presidente da República recebeu o Primeiro Ministro às 11h15 e "agradeceu pelas campanhas das eleições europeias e legislativas que ele conduziu", detalhou o Eliseu. Pouco depois, às 14 horas, as portas da Assembleia Nacional se abriram para receber parte dos 577 deputados da nova legislatura. Nem todos compareceram: os deputados do La France Insoumise, por exemplo, planejam chegar juntos na terça-feira de manhã. A RN menciona "uma vitória adiada" e reivindica o status de principal partido na Assembleia. O deputado do Rassemblement National do Norte, Sébastien Chenu, elogia na France Inter uma "onda crescente que não para de crescer, mas que hoje não superou o obstáculo". O porta-voz da RN, Laurent Jacobelli, antecipa na franceinfo que a "mistura heterogênea" do Nouveau Front populaire "vai explodir amanhã de manhã". O partido de extrema-direita constitui o terceiro bloco de deputados, atrás do NFP e do campo presidencial.

 

A esquerda pretende apresentar uma candidatura ao cargo de Primeiro Ministro "durante a semana". O primeiro secretário do PS, Olivier Faure, garantiu na franceinfo que a escolha seria feita "esta semana", "seja por consenso, seja por votação". Várias personalidades da esquerda, como Yannick Jadot ou Sandrine Rousseau, compartilharam essa ambição durante a manhã.

 


A esquerda lidera à frente do campo presidencial e da extrema-direita. Os eleitores tornaram o Nouveau Front populaire maior bloco na Assembleia Nacional em número de assentos (180), à frente do campo presidencial (158 assentos) e do Rassemblement National e seus aliados (143 assentos). À direita, LR e seus aliados conquistaram 67 assentosSem maioria absoluta, Emmanuel Macron só poderá chamar para Matignon uma personalidade que receba o consentimento de várias forças políticas.

 

O Nouveau Front populaire reivindica Matignon. Emmanuel Macron "tem o dever de chamar o Nouveau Front populaire para governar", enfatizou Jean-Luc Mélenchon após o anúncio das primeiras estimativas de resultados. 

 

Como será escolhido o candidato da esquerda para Matignon? "Há chances de que o Primeiro Ministro seja dos quadros da LFI", reagiu na franceinfo a eurodeputada LFI Manon Aubry, que acrescenta ter "a preocupação de manter a unidade do Nouveau Front populaire, que a nomeação seja consensual". "As decisões serão tomadas entre nós de forma calma, pacífica e determinada. Até agora, sempre foi feito por consenso", declarou a líder dos Ecologistas, Marine Tondelier, na BFMTV.

 

Outros cenários estão sendo considerados. As principais forças políticas também poderiam concordar em nomear um governo técnico, seguindo o modelo italiano. Esse processo poderia levar muito tempo, à espera de um acordo hipotético entre várias forças políticas sobre um candidato para Matignon. A presidência informou que Emmanuel Macron aguardará para conhecer a "estruturação" da nova Assembleia antes de escolher as pessoas convidadas a integrar o governo.

 

Fonte : https://www.francetvinfo.fr/elections/legislatives/direct-legislatives-2024-les-tractations-pour-choisir-un-premier-ministre-commencent_6653214.html

 

08/07/2024

Comentários

Postagens mais visitadas