LOGOSCRACIA POLÍTICA DA LÓGICA


Existe uma Lógica na Política!?.

________________

_______________________

Entre políticos, eleitos democraticamente, existe uma "panelinha" interna que vai além da concepção filosófica partidária. Existe o agrupamento interpessoal que está ligado ao princípio da moral e da ética do ser humano que é uno. Uno, porém, sociável que busca no outro as afinidades que mais lhe apeteçam.


Os partidos políticos são formados por princípios gerais Filosóficos e Sociológicos. O político ou qualquer outro partidário que integra o partido é muito mais complexo e dotado de anceio pessoal que vai além da sigla partidária a qual pertence. Quando esses seres estão ligados politicamente suas necessidades pessoais vão além da concepcão filosofica do partido em si, buscam no outro a complenitude de sua existência, assim formam-se as "panelinhas" por afinidade pessoal.



Tendo em vista tal fato independe do partido a formação da moral e da ética política.

Chamo à luz Platão e Aristoteles!



"A Educação deveria, em última instância, basear-se numa episteme (ciência) e ultrapassar o plano instável da opinião (doxa). E a Política poderia deixar de ser o jogo fortuito de ações motivadas por interesses nem sempre claros e frequentemente pouco dignos, para se transformar numa AÇÃO ILUMINADA pela verdade e um gesto criador de harmonia, justiça e beleza." Livro "Os Pensadores" - Platão - Editora Nova Cultural - pág. 13.


Aristoteles - Política"...se o homem, ao atingir sua máxima realização, é o melhor dos animais, também é, quando está afastado da lei e da justiça, o pior de todos eles. A injustiça que tem armas nas mãos é a mais perigosa e o homem está provido, por natureza, de armas que devem servir à prudência e à virtude (phronései kài aretêi) mas que ele pode empregar para fins exatamente opostos." Livro I - Capítulo II.



Aristoteles - Política "Eis por que o homem, sem a virtude, é a mais ímpia e feroz das criaturas, e a que mais vergonhosamente se orienta para os prazeres do amor e da gula. E a virtude da justiça é um valor político, pois a comunidade política tem como sua regra a [administração da] justiça (ou seja, a discriminação do que é justo)." Livro I - Capítulo II

Comentários

Junior disse…
Deixe-me definir meus conceitos:

Política: Aprendi que é a Arte de governar os Homens. É o ato de represntar e lutar pelos interesses do povo, de exercer o poder público geral.

Politicagem: Troca de favores pessoais independente do interesse público. Acordos milionários, troca de cargos, troca de apoios políticos e vários outros tipos de atos ilícitos que corrompem a política brasileira. Herança de Portugal que está impregnada em nossa sociedade.

Infelizmente as pessoas que ocupam os cargos de nossos administradores ( govrnantes ) não estão interessados em uma política verdadeiramente direcionada ao bem comum da sociedade. Ainda temos o poder arcaico e ‘coronelista’. Estão muito mais preocupados com seus próprios interesses, com suas próprias possibilidades de tirar vantagem da situação com a qual estariam lidando.
Não são políticos, pessoas formadas em ciências políticas/sociologia/antropologia/filosofia/história atuando em prol de um benefício coletivo social maior. Uma causa nobre.

Esses por sua vez são combatidos quando buscam atitudes para querer mudar para uma sociedade igualitária tendo oposição a qualquer tentatva de fazê-lo.
O interesse é que a sociedade seja um bando de ignorantes e alguns poucos cultos que logo se tornão uma espécie de privilegiados.

O Governante deveria ter origem no povo, e ser calcado na sabedoria dos mais velhos, nos homens que merecessem (méritocracia), e que soubessem retirar as lições do mundo, da experiência. O tal Governo dos Filósofos de seu admirável Platão.

Me vem uma questão fundamental e muito pouco discutida que para mim é questão "Causa"*:
Há meios concretos, viáveis e eficientes de extirpar a politicagem da atual conjuntura da Política brasiliera sem ter que esperar com que esse papel seja cumprido pela educação formal, visto que dispençaria tempo demasiado, tendo constatado em nossa sociedade seu caráter de urgência?

*me refiro como Causa questões de força primária determinante de onde oriunda todos demais problemas consequentes: Efeito

Postagens mais visitadas