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A Mais Bela Conectividade Política I


PRIMEIRA PARTE




Desde René Descartes (1596 - 1650) o mundo ocidental é pensando e proposto filosoficamente, fisicamente, artisticamente, politicamente, economicamente e todas as demais concepções de existência de modo mecanicista, de maneira fragmentada, como se tudo que existisse no universo fosse igual ao funcionamento de um relógio, uma máquina.


FILME: TEMPOS MODERNOS (Modern Times, EUA 1936)
DIREÇÃO: Charles Chaplin

Para Descartes (filósofo, físico e matemático francês) o corpo humano era como uma máquina, ou seja, um homem saudável era um relógio bem-feito e um doente um relógio malfeito.



O relógio que foi a comparação metafórica para o pensador Descartes foi também a causa primeira da ruptura do homem com a natureza, tornou-se o modelo do cosmos. Vendo a natureza e o ser humano como somente grande relógio, como máquinas é possível desmonta-los e reduzi-los a um monte de componentes simples e de fácil compreensão, então passo a analisá-los e passo a entender o todo em pedaços, deste modo surge a visão mecanicista ou mecânica do mundo, ou seja, o método científico de Descartes, o pensamento cartesiano. O nome em latim de Descartes era Cartesius, daí deriva cartesiano em português. Isaac Newton (1643 -1727) com suas teorias físicas imortalizou o sonho cartesiano, como o mundo sendo uma máquina perfeita. Nesta concepção de mundo somos, em essência, pequenas máquinas operando num universo mecânico e previsível, governados por leis rígidas e imutáveis onde tudo acabará no juízo final com uma sentença negativa para uns e positiva para outros.



Portanto, a ciência moderna, através dos estudos da física quântica (física subatômica) ultrapassa o pensamento mecanicista, o pensamento cartesiano, propondo o mundo das possibilidades, das muitas conexões e criações, pois o universo físico é em essência não físico. O tempo e espaço são apenas edificações desse não-materialismo. Mas o que nos interessa filosoficamente e politicamente em uma ciência que lida com algo tão pequeno como à física quântica?

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Sheila Denize Soares.
28 de junho de 2009.

Comentários

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