Pular para o conteúdo principal

Discurso do Governador do Paraná em forma de Diálogo

Parte 01 - Discurso do Governador na Abertura dos Trabalhos Legislativos.
Governador Roberto Requião e *Pan.

Antes de tudo, os cumprimentos do Governo do Paraà Assembléia por esta nova Legislatura, a l6ª de sua História. Que este novo período de trabalho seja pleno de iniciativas em favor do nosso povo. Que seja uma Legislatura fértil, inventiva, criadora. E que os Poderes Executivo e Legislativo estabeleçam parcerias produtivas, tendo como norte o bem-estar da nossa gente.

Muito bem! "E que os Poderes Executivo e Legislativo estabeleçam parcerias produtivas, tendo como norte o bem-estar da nossa gente." Certamente, os três Poderes devem estar em prol do povo, mas será que o povo está em prol de si mesmo? O Povo não deve ser apenas cidadão, o Povo deve ser Estado. Luiz XIV já disse "L'État c'est moi" , ou no bom português "O Estado sou Eu". Obviamente que o Estado não é a figura do Soberano. O Estado é o povo. Mas cadê o povo que não se comporta como Estado. Será que o povo está em prol de si mesmo?

_________________________________
_____________________________________
__________________________________________


Os cumprimentos do Governo do Paraná à nova direção da Casa. Vejo na Mesa tantos amigos, companheiros fraternais, mas é como Poderes que vamos nos relacionar, de forma respeitosa, conformes aos preceitos republicanos.

Ótimo. "Mas é como Poderes que vamos nos relacionar, de forma respeitosa, conformes aos preceitos republicanos." Certamente, essa deve ser a máxima dos três Poderes.


Os cumprimentos do Governo do Paraná aos novos deputados, às senhoras e senhores que começam agora a exercer o primeiro mandato. Bem vindos. É um novo sopro nesta Casa de tantas tradições.


Que assim seja!


Uma saudação especial às senhoras deputadas. A presença aqui da Bete Pavin, da Luciana Rafagnin, da Cida Borghetti, da Rosane Ribas é uma garantia a mais de debates serenos, aprofundados, sensíveis. À política, aos negócios do Estado não podem faltar a percepção feminina, o olhar diferenciado, agudo e afetuoso da mulher.


Infelizmente a grande maioria das mulheres brasileiras estão distantes da política. Mulheres devemos nos focar mais na política, pois é só através da inspiração política é possível a organização social. Para quê política senão para a organização social?

______________________

_____________________________

____________________________________


Senhoras e Senhores Deputados.
Em meu discurso de posse, não deixei qualquer dúvida quanto às opções, as escolhas de nosso governo. De que lado estamos, para quem governamos. Hoje, na mensagem que trago à Assembléia, no início do ano legislativo, reafirmo os compromissos assumidos.


De que ...:


Tudo que planejamos executar nos próximos quatro anos tem como princípio, meio e fim os interesses do nosso povo, dos trabalhadores, da nossa gente mais humilde. Eles vão ser a medida das nossas ações.


Sempre me ponho a pensar o poder executivo deve governar pela gente mais humilde ou deve governar para o povo? Porém, tomando os mais humildes como a maioria, então coaduno com a vossa Excelência quando diz: "Eles vão ser a medida das nossas ações".


*
Pan- como prefixo, vem do grego παν, que significa "tudo" ou "todos".




Integra do discurso do governador:

http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=26428

acesso dia 12 de junho de 2009.



Comentários

Junior disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Junior disse…
-"Que este novo período de trabalho seja pleno de iniciativas em favor do nosso povo. Que seja uma Legislatura fértil, inventiva, criadora. E que os Poderes Executivo e Legislativo estabeleçam parcerias produtivas, tendo como norte o bem-estar da nossa gente."

Do fundo do coração né Réqui? é feio mentir...

-"Certamente, os três Poderes devem estar em prol do povo"

Penso que, em essência, qualquer indivíduo que adentre a vida pública deveria única e exclusivamente pensar em trabalhar em prol do melhor desenvolvimento da sociedade, o famoso Bem Comum.

-"...mas será que o povo está em prol de si mesmo?... ...Mas cadê o povo que não se comporta como Estado. Será que o povo está em prol de si mesmo?..."

O povo é ignorante, é alienado... é como um doente mental que não pode ser delegado própria responsabilidade sobre seus atos, penso eu. Sim, é o culpado de tudo! É quem dá aval para que as mazelas sociais se perpetuem, é quem não cobra nada quando revela-se o mensalão, o assalto ao Estado, o coronelismo do sarneysismo... é quem tolera tudo passívelmente, apenas preocupado com a novela e o futebol... Pão e Circo, é isso que eles querem...

-"...Vejo na Mesa tantos amigos, companheiros fraternais.."

A explicitação da confirmação da continuidade da velha politicagem. Os mesmos de sempre! Por isso nada muda... Será que não muda? O Povo não muda essa situação... tem força bruta, mais não força intelectual... então, quem mudará? A mudança tem que vir de dentro... é presico estar lá para mudar... ;)

- "...novos deputados, às senhoras e senhores que começam agora a exercer o primeiro mandato. Bem vindos. É um novo sopro nesta Casa de tantas tradições..."

Olha, acho que é isso mesmo... no pouco que acompanhei o trabalhos de alguns dos novos vereadores percebi que eles estavam com uma grande vontade de trabalhar... só não sei até quando vão ter essa vontade. Mais isso reforça mais a tese de que temos que ter a alternância sempre dos políticos, nunca permitir reeleição. Os que já estão a tempos, não tem mais essa vontade de mudar, estão aconstumados...

-"...À política, aos negócios do Estado não podem faltar a percepção feminina, o olhar diferenciado, agudo e afetuoso da mulher..."

Sou admirador das mulheres, ou melhor, das qualidades das mulheres... acho que tudo seria melhor se elas tivessem mais poder político. Apesar de que muitas mesmo não estando em envolvidas intríssicamente na política, em cargos que tomem decisões, acabam influenciando-as... simplesmente por estar por trás de um homem que ocupe um cargo de tal gabarito...

-"...Mulheres devemos nos focar mais na política..."

Concordo...

-"...Tudo que planejamos executar nos próximos quatro anos tem como princípio, meio e fim os interesses do nosso povo, dos trabalhadores, da nossa gente mais humilde. Eles vão ser a medida das nossas ações... "

Que absurdo de discurso discriminatório! Que exemplo dá um chefe de estado que prega em seu modelo de governo a injustiça como método? Méritocracia! Penso que cada classe sociais tem suas respectivas necessidades, sendo qual todas devem ser atendidas de igual forma e sem privilégios. Sabemos que isso não ocorre. Mas uma classe que vem sendo penalizada por anos no Brasil é a média... fora que tem uma discussão complicada aí: O Governo ajuda viabilizar renda para os mais pobres, eles deixam de ser pobres, param de receber a ajuda... voltam a ser pobres para receber... os ricos e os mais humildes são os únicos lembrados nas ações de governo. Espera-se que se governe à toda Sociedade e não a uns e outros.

bjosss

Postagens mais visitadas deste blog

O Valor do Autocontrole

  "Em um mundo saturado por ruídos e distrações constantes, a verdadeira força não está na exibição desmedida, mas na serenidade e no autocontrole."   À medida que a sociedade se afasta dos instintos primitivos e busca uma convivência mais harmoniosa, é no autocontrole que encontramos uma expressão mais autêntica da humanidade. Comportamentos exagerados, como pular, gritar, falar alto ou fazer gestos excessivos—como unir as mãos para formar um coração, que muitas vezes parece vazio—ou realizar danças que considero pouco sofisticadas, além de gestos como mostrar a língua, piscar de maneira afetada, fazer bicos, sinalizar com os dedos de forma exagerada, como a famosa "paz e amor", ou fazer caras e bocas exageradas para a câmera, muitas vezes com expressões faciais distorcidas, e até mesmo usar filtros que transformam o rosto em animais ou caricaturas, frequentemente desviam a atenção do verdadeiro conteúdo e da profundidade das interações. Essas atitudes podem cria...

A Escolha do Primeiro-Ministro na França e os Períodos de Coabitação

  A Escolha do Primeiro-Ministro na França e os Períodos de Coabitação   Na França, a escolha do Primeiro-Ministro é um processo que reflete a dinâmica do sistema político semipresidencialista do país. Este processo é caracterizado pela interação entre o Presidente da República e a Assembleia Nacional, a câmara baixa do Parlamento francês, sendo essencial para a estabilidade e governabilidade do Estado.   O Processo de Escolha do Primeiro Ministro na França   Tudo começa com a eleição do Presidente da República, que é eleito por sufrágio universal direto para um mandato de cinco anos. Uma das primeiras e mais importantes decisões do Presidente recém-eleito é a nomeação do Primeiro-Ministro. Embora o Presidente tenha liberdade para escolher qualquer pessoa para o cargo, a viabilidade política do novo governo depende de sua capacidade de obter o apoio da maioria na Assembleia Nacional. Assim, a escolha do Primeiro-Ministro geralmente recai sobre uma figura política inf...

Introdução ao Orçamento Público

Resumo da aula: Introdução ao Orçamento Público Módulo II  Receita e Despesa Turma 07 B Módulo II - Receita e Despesa Unidade 1 - Conceitos e estágios da receita - conceituar receita pública e identificar seus estágios - conceituar despesa pública e identificar seus estágios Fonte: http://saberes.senado.leg.br/mod/book/view.php?id=23322&chapterid=60555  Receita Pública "A receita é o conjunto de recursos que o governo – federal, estadual e municipal - espera arrecadar para fazer face às despesas a serem realizadas no exercício. A maior parte da receita é arrecadada de forma compulsória, quer dizer, obrigatória, principalmente os impostos e as contribuições." "De acordo com o Regulamento Geral de Contabilidade Pública, a receita engloba todos os créditos de qualquer natureza que o governo tem direito de arrecadar em virtude de leis gerais e especiais, de contratos e quaisquer títulos de que derivem direitos a favor...